Platinum End
Signal.MD
24
2021
Drama, Mistério, Psicológico, Romance, Sobrenatural e Shounen
O seguinte programa contém temas adultos e cenas de violência e suicídio que podem não ser adequadas para alguns espectadores e são inapropriadas para crianças. O conteúdo do programa é direcionado apenas para públicos adultos. Se você ou alguém próximo precisa de alguém para conversar, entre em contato com um centro de ajuda na sua região. "Eu vou te dar esperança de viver" Mirai Kakehashi perdeu os pais em um acidente e viveu em tristeza com os parentes que o adoraram. Tendo perdido a esperança, ele pulou do telhado de um prédio no dia da sua formatura. Foi aí que conheceu um anjo.
Esta é uma análise de Platinum End, um anime da Signal.MD baseado na obra de Takeshi Obata e Tsugumi Ooba, os mesmos responsáveis por Bakuman. e Death Note. O anime teve 24 episódios e adaptou todo o manga. Ele está disponível dublado e legendado na Crunchyroll.
A história é sobre 12 candidatos escolhidos para serem o próximo Deus dentro de 999 dias. Eles devem escolher entre si podendo usar qualquer maneira para conseguir isso. Os candidatos possuem 3 tipos de poderem e, se possuem 1, 2 ou 3 depende da classe do anjo deles. Essencialmente o anime é um Death Game.
Essa sinopse conterá spoilers de todo o anime, então recomento que leia apenas quando terminar.
Sem mais delongas, vamos para a análise.
História
Ai, ai. Falar de Platinum End não é exatamente fácil. Se fosse antes do último episódio, não tenho dúvidas que eu elogiaria muito a obra. mas, esse é um daqueles casos que o final é tão ruim que parece que tudo o que aconteceu antes foi perda de tempo. Todo o desenvolvimento, tudo o que os personagens passaram, o mistério, as perguntas, as dúvidas, o romance, as lutas… nada disso teve valor ou significado.
A obra ainda deixa uma mensagem errada para quem assistiu, falando sobre como nada importa e sobre a morte, exatamente o que esse final mostrou. É pra isso que eu assisti 24 episódios? Uma obra sobre Deus e anjos defendendo a morte e suicídio é simplesmente… inacreditável.
A história teve sim seus méritos, a batalha final contra o Metropoliman foi um dos melhores episódios que vi nos últimos meses. A história em si estava indo bem, o problema mesmo é que o final é tão ruim que nada disso importa.
Nota: 5.0
Animação
A animação do Signal.MD é limitada, isso nunca foi segredo. Mas Platinum era uma obra terceirizada, pelo Studio Pierrot. Esse estúdio, quando era necessário em cenas mais importantes, supervisionava e mandava animadores para garantir que pelo menos em termos técnicos o climax fosse bem feito. No geral a animação é mediana. O último episódio é ruim até nisso.
Por causa de um time skip parece que o design dos personagens não estavam bem definidos então em cada cena eles pareciam diferentes. Na figura do “Deus” tiveram uma péssima escolha de efeito que dava a impressão que estava faltando quadros ou que tudo estava em câmera lenta. No final, foi só desagradável de se ver mesmo.
Nota: 7.0
Direção
O diretor da primeira parte foi Hideya Takahashi e da segunda foi Kazuchika Kise, não há como culpá-los pelo péssimo final. Mas é visível a diferença entre as duas partes. O que não é mérito apenas do diretor, mas sim da história.
O primeiro saiu quando a história estava excelente, em seu ponto mais alto. Se o anime terminasse após a morte do Mukaido receberia uma nota 9 e eu nem precisaria saber do final. O problema é que eu sei o final. O segundo diretor fez o que pôde, e em termos de direção, a temporada estava boa.
Nota: 8.0
Trilha Sonora
O compositor é Masahiro Tokuda que fez um ótimo trabalho. A trilha continha elementos que lembravam igreja, voz de anjos como o tema da própria obra. Também conseguia ser épica e emocionante quando precisava. Complementava bem as cenas de ação e de drama. E criava um bom suspense quando necessário. Não é uma trilha que funcione bem fora do anime, mas dentro dele, ela cumpre o seu papel.
Nota: 9.0
Entretenimento
Não há como dar uma nota alta em entretenimento quando eu termino de assistir e estou com raiva. Sinto que foi tempo perdido, que nada do que assisti importou se era para terminar desse jeito. Era melhor a obra ter terminado no episódio 23. Mesmos em um final completo, seria melhor lembrar dela como a obra que nunca terminou, do que como a obra que foi completamente estragada por um final horrível.
Nota: 3.0
Conclusão
Platinum End é atípica obra que poderia ser excelente, mas por ter um final ruim, sempre falarão mal dela. Eu, por exemplo, só recomendaria de brincadeira, para fazer alguém ficar com raiva do final. É uma obra que engana bem, parece ser muito melhor do que no final será. Novamente, era melhor não ter adaptado todo o mangá, do que adaptar e terminar desta forma. Definitivamente não acho que é uma obra que valha a pena assistir.