Kishuku Gakkou no Juliet
LIDENFILMS
12
2018
Comédia, Romance, Escolar
Grigio Academy Boarding School. Os alunos que frequentam esta escola vêm de dois países e residem em seus próprios dormitórios. Inazuka e Persia são líderes de dormitórios rivais, mas em segredo eles se amam. Agora, têm que manter seu relacionamento em segredo de seus companheiros de dormitório, ou coisas ruins acontecerão com eles. (Crunchyroll)
Kishuku Gakkou no Juliet (Boarding School Juliet) é uma comédia romântica baseada em um manga da Shounen Magazine. O anime tem apenas uma temporada e não deve ter continuações. É uma releitura de Romeu e Julieta, em um ambiente diferente.
Sem mais delongas, vamos para a análise.
História
Romeu e Julieta. Há muitas obras baseadas nesta história. Essa tem uma abordagem diferente. O autor conseguiu trazer a trama principal para um universo em que dois países são inimigos, e uma escola é praticamente o único lugar em que seus cidadãos conseguem conviver. Uma luta de classes e um amor proibido entre elas.
Romio Inuzuka, o líder dos “Cachorros Negros” do primeiro ano, é apaixonado por Juliet Persia líder dos “Gatos Brancos” do primeiro ano, e ela, é apaixonada por ele. Quando ambos param de brigar e percebem isso eles começam um amor escondido, que, se for descoberto, eles serão expulsos.
O universo é bem criado para atender este propósito, e a rivalidade dos dois países, é bem explorada. Ambos possuem “opções melhores” do que enfrentar o mundo para ficarem juntos, mas uma pessoa não escolhe quem ama.
Como uma comédia a história consegue render boas risadas e o romance é explorado, o problema é que, como muitos animes de antes de 2019, ele não tem tempo de se desenvolver em apenas uma temporada.
Nota: 8.0
Animação
A LIDENFILMS não é um estúdio que se preocupa muito com boa animação. É econômico, e tenta entregar bons e consistentes designs. Nos últimos episódios, é possível ver claramente que a produção estava com problemas, pois em muitos momentos designs estavam tortos e os cenários não acompanhavam a cena. Além disso, o design dos personagens parece adulto demais para a idade deles.
Mas o anime não é um desastre. Quando a cena é importante, quando é preciso embelezar uma bela cena de romance, ou coreografar uma luta de espadas, a produção é muito boa. No geral é um anime com animação mediana, o padrão para o estúdio.
Nota: 6.5
Direção
A história tem uma boa comédia, mas isso não seria o suficiente para fazer a audiência rir. Esse efeito vem do diretor Seiki Takuno, que demonstrou ter um ótimo timming cômico. Curiosamente a obra me lembrou Yamada-kun to 7-nin no Majo, um anime de 2015 baseado em um mangá da mesma revista, e, posteriormente descobri que também foi dirigido por ele. O problema para mim estava nas cenas mais emocionantes e no passo acelerado que em alguns momentos dava para notar.
Nota: 7.5
Trilha Sonora
A trilha é esquecível. Básica e genérica sem um tema marcante que será sempre lembrado por quem pensar no anime. O compositor é Masaru Yokoyama responsável pela trilha de Fruits Basket (2019) que é maravilhosa, então ele poderia sim ter feito um trabalho melhor . A abertura e o encerramento também não batem com meus gostos.
Nota: 6.5
Entretenimento
O anime é engraçado, e isso é o que ele se propõe a ser. O romance flui bem, os personagens são legais e interessantes. Os conflitos se resolvem sem enrolação e não tem dramas desnecessários. De minha parte, eu gostaria de um drama mais sério na reta final, mas isso é por causa dos meus gostos. Mas, eu me diverti assistindo, e isso é o que importa.
Nota: 8.5
Conclusão
O anime é divertido, gostoso de assistir e uma boa opção para quem procura uma comédia romântica escolar sem Ecchi, com personagens engraçados e um romance com um casal que tem uma boa química. Apesar do final aberto, ainda há uma resolução determinando o que eles querem fazer no futuro. Quem gosta do gênero com certeza vai se divertir.