Kimetsu no Yaiba: Yuukaku-hen
ufotable
11
2021
Ação, Aventura, Shounen, Sobrenatural, Drama, Fantasia
Japão, era Taisho. Tanjiro, um bondoso jovem que ganha a vida vendendo carvão, descobre que sua família foi massacrada por um demônio. E pra piorar, Nezuko, sua irmã mais nova e única sobrevivente, também foi transformada num demônio. Arrasado com esta sombria realidade, Tanjiro decide se tornar um matador de demônios para fazer sua irmã voltar a ser humana, e para matar o demônio que matou sua família. Um triste conto sobre dois irmãos, onde os destinos dos humanos e dos demônios se entrelaçam, começa agora. (Crunchyroll)
A tão aguardada segunda temporada(ou seria terceira?) de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) terminou. Primeiramente devo dizer que não sou uma grande fã da obra em si. Acredito que a primeira temporada tenha um momento que é tão bom que acaba ofuscando os defeitos que ela possui (Sim, eu estou falando do episódio 19).
Mas, até mesmo eu, reconheço que o anime tem seus méritos. Consegue ser interessante, possui personagens carismáticos e lutas empolgantes. É tudo que um shounen moderno deveria ser. E acima de tudo, é diferente do que estávamos acostumados. É um anime que sempre tenta melhorar o mangá com uma produção de altíssima qualidade.
Ah, então qual é o problema? No geral, diria que é gosto pessoal. Nem tudo pode agradar à todos. Há pontos na história que não me agradam, há escolhas de direção que poderiam ser melhores e há personagens que poderiam ter um melhor aproveitamento.
Sem mais delongas, vamos para a análise.
AVISO: este artigo contém spoilers, recomendo que leia depois de terminar o anime Kimetsu no Yaiba: Yuukaku-hen.
História
A história desta temporada de Kimetsu no Yaiba começa exatamente de onde a temporada anterior finalizou (ou o filme, caso a não tenha assistido). Primeiramente há a conclusão do arco do Trem Infinito.
A temporada é focada apenas em um arco, uma missão no distrito do entretenimento para encontrar e eliminar um Oni superior. Algo simples, que foi bem executado. Primeiramente com um clima mais leve no início para ficar mais pesado quando a ação realmente começa.
No geral a temporada é sobre uma grande luta entre Tengen, suas esposas, Tanjirou, Nezuko, Inosuke e Zenitsu contra Gyuutarou e Daki, dois onis que formam um só. E esta luta é espetacular. Consegue entregar uma boa animação em meio a uma situação desesperadora. Algo que pesa ainda mais quando consideramos os resultados do arco anterior. Tudo poderia acontecer.
O problema mesmo é que a temporada é só isso. Nada mais acontece, nenhum personagem realmente evolui. Toda a temporada foi dedicada a uma grande luta, que foi espetacular, mas só luta não é o suficiente para fazer uma grande história.
Nota: 8,0
Animação
Esse é o ponto onde Kimetsu no Yaiba realmente se destaca. O que todos lembram quando pensam na obra. O principal argumento utilizado para convencer pessoas a assisti-la. A animação é incrível.
Há alguns problemas de storyboard com transições que não fazem sentido, e alguns usos de CGI nos episódios iniciais que são de qualidade questionável. Mas nada disso tira o mérito e a beleza das lutas da temporada. É um grande espetáculo visual que deve sempre ser lembrado em discussões sobre animação.
Nota: 10
Direção
A direção do anime fica por conta de Haruo Sotozaki, um diretor que tem alguns problemas. Ele sempre tenta deixar as cenas muito próximas dos quadros do mangá e, como o anime adiciona muitas coreografias, algumas transições ficam sem sentido. Isso atrapalha a imerção do espectador.
Em termos de história ele coordenou bem, mas como o foco da foram as lutas, e o grande problema dele aparece nas lutas, a nota é a pior dos termos técnicos.
Nota: 7,5
Trilha Sonora
A trilha sonora continua sendo de Yuki Kajiura, um dos grandes destaques do anime. Ela compõe, em todos os animes que trabalha, temas marcantes que, quando utilizados, causam o efeito esperado. Aqui dove destacar a versão instrumental da maravilhosa música de encerramento do episódio 19 da primeira temporada Kamado Tanjirou no Uta. Este é o principal tema de Kimetsu e sempre que a melodia aparece, você sabe da importância da cena.
Só lamento que no grande momento desta temporada (Episódio 10) não tivemos uma nova música letrada, como foi no grande momento da primeira.
Nota: 9,0
Entretenimento
A obra é muito boa e muito bem executada, mas como eu disse antes, há coisas que pessoalmente não me agradam. Uma temporada só focada em uma luta não me entretém tanto quanto bons diálogos e desenvolvimento de personagem. O protagonista não treinou para evoluir em nada, tudo que ele conseguiu foi por resiliência e vontade. Não é algo lógico.
Em termos de comparação a primeira temporada foi melhor para mim, pois era um momento da história que tudo precisava ser apresentado e isso foi muito bem feito. Em termos de uma temporada focada em lutas a anterior foi melhor para mim (Ou o filme, no caso). Eu me apeguei muito mais ao Rengoku e o final foi mais impactante justamente por causa disso. Mas foi revoltante, pois mesmo depois de tudo… não adiantou nada.
Esperava que esta fosse diferente, que depois daquilo os personagens evoluíssem, mas eles estão exatamente onde estavam quando a temporada começou. Só aprendemos mais sobre cada um deles.
Nota: 7,0
Conclusão
É uma boa temporada que continua o anime da melhor forma que pode. Não é o melhor arco do anime na minha opinião, mas não é nada que faça com que eu largue a obra. Espero que o próximo arco seja melhor e que Kimetsu no Yaiba continue sempre assim, um grande marco da animação. A próxima temporada já foi confirmada.